Remodelar a casa pode ser um processo intimidante. Mas, é muitas vezes necessária para melhorar a qualidade do imóvel e a qualidade de vida dos seus habitantes. Além de renovar o lar, é também uma oportunidade para corrigir problemas que possam estar a afetar a estrutura da casa ou a sua eficiência energética.
Independentemente da dimensão da remodelação - seja ela total ou parcial - é importante que esta seja bem planeada e preparada, para garantir que tudo seja feito com eficiência e eficácia. Por isso, antes de iniciar qualquer trabalho, deve definir um orçamento, pensar em todos os detalhes e escolher profissionais qualificados.
Para o ajudar neste processo, partilhamos alguns conselhos e cuidados que deve ter em conta na hora de remodelar a sua casa de forma eficiente e bem-sucedida.
Se está a pensar em remodelar a sua casa, certamente está preocupado com uma série de questões, como, por exemplo, o que será necessário? Quanto tempo vai demorar? E, principalmente, quanto vai custar?
Mas, antes de avançar com o processo, importa perceber o que implica. Isto porque, a remodelação de uma casa depende de vários fatores. Depende se pretende remodelar ou reconstruir, o que implica uma reedificação do local, e do número de divisões que serão afetadas.
Em suma, a remodelação envolve melhorias na casa com o objetivo de fomentar a funcionalidade e conforto do lar. Por exemplo, uma nova pintura ou colocação de papel de parede, a renovação da canalização ou substituição do chão são exemplos de remodelações que podem ser realizadas.
Remodelar casa pode ser um trabalho duro, com custos elevados e é possível que não o consiga fazer sozinho.
Contudo, antes de avançar, siga os nossos 3 conselhos para que esteja preparado para qualquer desafio na hora em que for remodelar a sua casa.
Antes de mais, não se esqueça do contexto em que está inserida e das limitações que tem. Isto é, tenha noção da carga de trabalhos que será remodelar a sua casa. Ora veja: poeira, falta de conforto, móveis desmontados, pesquisa de materiais aos melhores preços, atraso nos trabalhos.
Assim, primeiramente, identifique o que efetivamente é necessário fazer. Anseia por dar um novo ar à casa? Nesse caso, mudar a decoração é o suficiente. Além disso, se mover os móveis e pintar as paredes já a aborreceu, então uma remodelação pode não ser o mais indicado.
Mantenha-se criativa, mas realista.
Certamente encontrou fotografias com as suas divisões de sonho. Porém, nem sempre é possível replicar na sua casa, devido às características do seu imóvel.
Por isso, considere a arquitetura da casa, o ano de construção, o tipo de chão e das paredes, o material das janelas e das portas. Avalie também a necessidade de afetar a canalização ou a componente elétrica. Se for o caso, a remodelação será ainda mais morosa e, certamente, terá de contratar profissionais.
Esqueça as tendências da decoração, os ambientes intocáveis de influenciadores e aquilo que os outros irão pensar. A sua casa deve ser adaptada a si e à sua família, à sua rotina e aos seus gostos.
Se tem uma família numerosa, provavelmente quererá uma casa com áreas comuns amplas, com muita luz natural e espaço de armazenamento. Se gosta de receber amigos e familiares, um open space com cozinha e sala de jantar poderá ser uma boa opção.
Assim, a partir das suas necessidades, encontrará mais soluções de planeamento. Pense na sua rotina e faça uma retrospectiva do dia. A que horas se levanta e se deita? Quantas pessoas vivem em casa? Como é a gestão diária? Quais são os principais momentos do seu dia? Gosta de receber pessoas em casa?
Para uma remodelação 100% bem sucedida, não crie o projeto sozinho. Além de procurar inspiração e conselhos, junto de familiares e amigos, não hesite em pedir ajuda profissional.
Um atelier de design de interiores, como a Angelourenzzo, poderá ajudá-la a evitar obstáculos, atrasos e derrapagens no orçamento. No caso da Angelourenzzo, remodelamos a sua habitação, com ou sem intervenção de obra, incluindo neste processo o levantamento de necessidades e das plantas, a seleção de materiais e acabamentos, a entrega e execução do projeto chave-na-mão.
Lembre-se de que a sua casa é um espaço para ser vivido e aproveitado ao máximo, por isso, invista na remodelação para criar um ambiente funcional, confortável e que reflete a sua personalidade e estilo de vida.